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04/03/2022 - 11h14m

Procon/ AL divulga balanço das fiscalizações do mês de Fevereiro

As ações aconteceram na capital e cidades do interior

Procon/ AL divulga balanço das fiscalizações do mês de Fevereiro

Equipe de fiscalização

Ascom PROCON/AL


Com o intuito de  garantir acesso à informação aos consumidores, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/AL), está divulgando o levantamento do número de fiscalizações referentes ao mês de fevereiro, somando um total de 78 ações realizadas, neste período.  


“As ações aconteceram, na capital e no interior do estado, a fim de coibir práticas que não estejam de acordo com o código de defesa do consumidor. Apesar da pandemia, seguimos ativos com o compromisso de resguardar o direito dos consumidores alagoanos  ”, relatou o Coordenador de Fiscalizações, João Lessa.    


Os fiscais estiveram nos municípios de Delmiro Gouveia, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Penedo, Coruripe, Teotônio Vilela, Palmeira dos Índios e Maceió. Na ocasião, foram vistoriados supermercados, lojas de departamento, restaurantes, hotéis, pousadas, farmácias e laboratórios.


De acordo com o Presidente do Procon-AL, Daniel Sampaio, as ações dos fiscais são de extrema importância, pois por falta de conhecimento ou de atenção, os consumidores podem ser ludibriados por uma propaganda enganosa ou lesados pelo não cumprimento na prática do código de defesa do consumidor.    


Segundo o levantamento apresentado pelo setor de fiscalização do órgão, durante o mês de fevereiro houve maior incidência nas infrações relacionadas a má prestação de serviço, também foi observado um aumento de 50% nos atos de infração comparado ao mês de janeiro do mesmo ano.  


Durante a fiscalização, os agentes observam, principalmente, se os estabelecimentos estão de acordo com código de defesa do consumidor (CDC), verificando se os estabelecimentos disponibilizam informações claras sobre o produto ou serviço ofertado e acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência física, idosos e gestantes. 


O Instituto possui vários canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br

 

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